Perguntas frequentes

Clique no assunto de seu interesse:

Adaptações curriculares.

Aproveitamento Extraordinário dos Estudos.

Assistência Estudantil

Atendimentos e Contatos da Coordenação

Atividades Complementares

Disciplinas Optativas

Intercâmbio

Legislação

Colegiado do Curso e Núcleo Docente Estruturante

Currículo do Curso

Estágio

Estrutura

Matrícula

Mobilidade Acadêmica

Monitoria

Pesquisa e Extensão

Professores

Prorrogação de Prazo de Conclusão do Curso

Qualidade e Avaliação

Quebra de pré-requisito

Segunda Chamada

Trabalho de Curso – TC

Transferências e Retornos

Tratamento Especial em Regime Domiciliar

Validações de disciplinas

 

Adaptações curriculares

Cursei a disciplina CAD7101, mas não cursei a disciplina CAD7102. Houve uma adaptação curricular e essas duas disciplinas deixaram de ser ofertadas. O que eu devo fazer?

Resposta: Você deve cursar a disciplina CAD7105 que veio a substituir CAD7101 e CAD7102. Como a disciplina CAD7105 possui 4 créditos e você já cursou a disciplina CAD7101, sobrarão 2 créditos que serão convertidos automaticamente como créditos de disciplinas optativas.

Observação: se você não cursou a disciplina CAD7105, mesmo que a disciplina CAD7102 apareça em seu controle curricular como optativa, ela será considerada como obrigatória, pois juntamente com CAD7101 servirá para validar a disciplina CAD7105! Então não conte com ela como optativa!

Cursei a disciplina CAD7217, mas não cursei a disciplina CAD7221. Houve uma adaptação curricular e essas duas disciplinas deixaram de ser ofertadas. O que eu devo fazer?

Resposta: Você deve cursar a disciplina CAD7222 que veio a substituir CAD7117 e CAD7121. Como a disciplina CAD7122 possui 4 créditos e você já cursou a disciplina CAD7117, sobrarão 2 créditos que serão convertidos automaticamente como créditos de disciplinas optativas.

Aproveitamento Extraordinário dos Estudos

Dá para fazer uma prova e validar uma disciplina do curso?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/aproveitamento-extraordinario-dos-estudos/

Assistência Estudantil

Quais os serviços de assistência estudantil oferecidos pela UFSC?

Resposta: Os principais serviços constam neste link: https://administracao.ufsc.br/assistencia-estudantil/

Atendimentos e Contatos da Coordenação

Quero ser atendido presencialmente pela coordenadoria de cursos, como faço?

Resposta: A coordenadoria do curso de Administração funciona de forma integrada às demais coordenadorias de cursos no térreo do Bloco C do CSE, no final do corredor à esquerda de quem entra pelo Bloco A.

Quero ser atendido presencialmente pelo coordenador de curso, como faço?

Resposta: Agende previamente por e-mail conforme as orientações a seguir: https://administracao.ufsc.br/horarios-de-atendimento/

Qual o contato da coordenadoria de cursos?

Resposta: Por e-mail: administracao@contato.ufsc.br ou pelo telefone: 3721-2575

Qual o contato do coordenador do curso?

Resposta: Você encontra aqui: https://administracao.ufsc.br/coordenacao/

Atividades Complementares

Como faço para validar as horas de atividades complementares de pesquisa e extensão?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/atividades-complementares-2/

Quantas horas de atividades complementares de pesquisa e extensão eu preciso fazer ao longo do curso?

Resposta: são 180h/a no total, sendo no mínimo 36h/a de atividades de pesquisa e 36h/a de atividades de extensão. As 108h/a restantes são opção do estudante: podendo ser distribuídas entre atividades de pesquisa e/ou extensão.

Posso validar atividades complementares com atividades ocorridas antes de eu entrar no curso?

Resposta: Não. Todas devem ter sido realizadas a partir do seu ingresso no curso.

Disciplinas Optativas

Quantas disciplinas optativas eu preciso fazer ao longo do curso?

Resposta: São 3 disciplinas de 4 créditos (72h/a cada) ou 6 disciplinas de 2 créditos (36h/a cada).

Posso validar como optativas disciplinas que eu fiz em outra instituição em que já cursei?

Resposta: Sim, desde que encontre alguma disciplina ofertada pela UFSC cuja ementa e carga horária seja compatível com a disciplina que você cursou. Entre no cadastro de turmas e verifique quais disciplinas são ofertadas na UFSC para que você possa comparar.

Só posso validar como optativas aquelas disciplinas que constam como tais no currículo do curso?

Resposta: Não. Você pode validar como optativa qualquer disciplina que seja ofertada na UFSC. Entre no cadastro de turmas e verifique quais disciplinas são ofertadas na UFSC e seus horários.

Intercâmbio

Quero fazer intercâmbio. Quais são os requisitos para pleitear uma candidatura?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/intercambio/

Legislação

Qual a principal legislação sobre o funcionamento dos cursos de graduação?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/regulamento-dos-cursos-de-graduacao-ufsc/

Colegiado do Curso e Núcleo Docente Estruturante

Como eu faço para saber sobre as decisões que estão sendo tomadas em relação ao curso (alterações curriculares, análise de processos, etc.)?

Resposta: O colegiado do curso de Administração e o Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração são os órgãos responsáveis por tais decisões. Clique nos links e você saberá quem são os membros de cada órgãos, bem como terá informações sobre as reuniões e atas das reuniões do colegiado e do NDE.

Currículo do Curso

Como eu faço para ter acesso ao currículo do curso?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/curriculo-do-curso/

Estágio

Quero fazer estágio. Como eu devo proceder?

Resposta: http://estagios.administracao.ufsc.br/

Estrutura

Qual é a diferença entre coordenação, chefia de departamento e direção de centro?

Resposta: A coordenação do curso é feita pelo Coordenador do Curso de Administração. Suas atribuições estão descritas no Art. 11 da Resolução 17/CUn/1997 que regulamenta os cursos de graduação da UFSC. O coordenador do curso de Administração é também o Presidente do Colegiado do Curso que é responsável pela coordenação didática e integração das disciplinas.

Administrativamente os professores que lecionam no curso estão alocados em um departamento (ver atribuições da Chefia de Departamento no Art. 28 do Regimento Geral da UFSC), e são chefiados pelo respectivo Chefe de Departamento. São os departamentos que ofertam as disciplinas que compõem o curso. Por isso, o coordenador do curso não é chefe ou superior administrativo dos professores do curso. Esse papel é exercido pelos chefes de departamento. O curso de Administração conta com disciplinas obrigatórias ofertadas por 11 departamentos diferentes, sendo que a maior parte das disciplinas (68%) é ofertada pelo Departamento de Ciências da Administração – CAD, daí a relação mais próxima do curso com este departamento. Assim, não há uma relação de subordinação hierárquica do CAD em relação ao curso. Administrativamente, o curso está hierarquicamente subordinado ao Centro Socioeconômico – CSE. O Centro Socioeconômico – CSE conta com uma Direção cujas atribuições constam no Art. 27 do Regimento Geral da UFSC.

Matrícula

Quais são as datas de matrículas, ajustes, trancamentos e outras informações sobre o calendário acadêmico?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/calendario-academico/

Perdi a data da matrícula, e agora?

Resposta: Neste caso você deve se matricular na segunda etapa de matrícula conforme consta no calendário acadêmico.

Até quando eu posso trancar a matrícula do curso e como eu faço para trancá-la?

Resposta: Você tem até 45 dias do início do semestre letivo e os procedimentos constam neste link: https://administracao.ufsc.br/trancamento/

Mobilidade Acadêmica

Queria fazer mobilidade acadêmica, ou seja, realizar disciplinas em outras instituições federais brasileiras? Como eu faço?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/mobilidade-academica/

Monitoria

Quais as disciplinas contam com monitorias e qual o horário das mesmas.

Resposta: você deve se informar com os professores das disciplinas para saber se a mesma conta com monitoria. De qualquer forma, as monitorias ofertadas pelo Departamento de Ciências da Administração estão com seus horários e nome dos monitores disponíveis no link: https://administracao.ufsc.br/horarios-de-monitorias/

Pesquisa e Extensão

Tenho interesse em me envolver com atividades de pesquisa e extensão: como eu faço?

Resposta: Procure a Coordenação de Pesquisa e/ou a Coordenação de Extensão para maiores informações. No link você tem informações sobre os atuais coordenadores.

 

Professores

Qual o contato dos professores do curso?

Resposta: Você encontra o e-mail dos professores na página do curso no menu à direita indo em “corpo docente” conforme o turno. Onde constar at no endereço eletrônico leia-se @. Normalmente nas páginas dos departamentos de origem dos professores constam maiores informações como telefone e número da sala. Por exemplo, no caso dos professores do Departamento de Ciências da Administração – CAD você encontra os dados na página do CAD.

Qual o horário de atendimento dos professores?

Resposta: O horário de atendimento dos professores geralmente consta afixada na porta da sala dos mesmos. Porém, normalmente o que consta nas portas é um contato para que se agende o horário com os mesmos. Para saber a localização das salas dos professores procure informações na secretaria do respectivo departamento de origem. No caso dos professores do CAD você encontra a localização das salas na página do CAD.

Prorrogação de Prazo de Conclusão do Curso

Ultrapassei o prazo previsto no currículo para me formar, como faço para pedir prorrogação do prazo?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/prorrogacao-de-prazo-curso/

Qualidade e Avaliação

Como o curso e a universidade estão classificados em sistemas de avaliações oficiais e não oficiais?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/indicadores-de-qualidade-e-rankings/

Quais os resultados da avaliação que é feita pelos estudantes em relação aos professores, disciplinas e instituição?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/avaliacao-institucional-do-curso-e-das-disciplinas/

Quebra de pré-requisito

Em que casos é possível pedir quebra de pré-requisito?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/quebra-de-pre-requisitos/

Segunda Chamada

Perdi uma prova, como faço para solicitar uma prova de segunda chamada?

Resposta: Você deve no prazo de 72h (3 dias úteis) após a realização da prova solicitar um formulário no Departamento que oferta a disciplina da prova que você perdeu, preencher com os dados solicitados e justificativa da ausência na prova para que o Departamento proceda à análise do seu pedido.

Trabalho de Curso – TC

Com funciona o Trabalho de Curso – TC?

Resposta: http://tc.administracao.ufsc.br/

Transferências e Retornos

Gostaria de fazer transferência da minha matrícula para outro turno. Quando posso fazer e quais os procedimentos?

Resposta: Todo semestre são lançados Editais de transferências e retornos onde constam os critérios e procedimentos. Tais Editais são disponibilizados no site do Departamento de Administração Escolar – DAE. As datas de lançamentos dos Editais sempre são disponibilizados no calendário acadêmico da UFSC.

Gostaria de fazer transferência para outro curso da UFSC. Quando posso fazer e quais os procedimentos?

Resposta: Todo semestre são lançados Editais de transferências e retornos onde constam os critérios e procedimentos. Tais Editais são disponibilizados no site do Departamento de Administração Escolar – DAE. As datas de lançamentos dos Editais sempre são disponibilizados no calendário acadêmico da UFSC.

Gostaria de fazer transferência externa, ou seja, para outra instituição e aproveitar o que eu já cursei aqui na UFSC. Quando posso fazer e quais os procedimentos?

Resposta: Neste caso você deve verificar os procedimentos, datas e critérios na instituição para a qual você deseja se transferir.

Eu abandonei o curso e gostaria de retornar à UFSC para dar continuidade ao curso. Quando posso retornar e quais os procedimentos?

Resposta: Todo semestre são lançados Editais de transferências e retornos onde constam os critérios e procedimentos. Tais Editais são disponibilizados no site do Departamento de Administração Escolar – DAE. As datas de lançamentos dos Editais sempre são disponibilizados no calendário acadêmico da UFSC.

Eu já conclui um curso na UFSC e gostaria de retornar para fazer um novo curso. Quando posso retornar e quais os procedimentos?

Resposta: Todo semestre são lançados Editais de transferências e retornos onde constam os critérios e procedimentos. Tais Editais são disponibilizados no site do Departamento de Administração Escolar – DAE. As datas de lançamentos dos Editais sempre são disponibilizados no calendário acadêmico da UFSC.

Tratamento Especial em Regime Domiciliar

Por motivos de força maior, não conseguirei frequentar as aulas presencialmente durante um período. Como faço para pedir o tratamento especial em regime domiciliar?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/regime-domiciliar/

Validações de disciplinas

Como eu faço para validar disciplinas de outros cursos que já frequentei na UFSC ou externos à UFSC?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/validacao-de-disciplinas/

 Quais são as datas de matrículas, ajustes, trancamentos e outras informações sobre o calendário acadêmico?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/calendario-academico/

Como eu faço para trancar a matrícula?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/trancamento/

Qual a principal legislação sobre o funcionamento dos cursos de graduação?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/regulamento-dos-cursos-de-graduacao-ufsc/

Como eu faço para validar disciplinas de outros cursos que já frequentei na UFSC ou externos à UFSC?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/validacao-de-disciplinas/

Por motivos de força maior, não conseguirei frequentar as aulas presencialmente durante um período. Como faço para pedir o tratamento especial em regime domiciliar?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/regime-domiciliar/

Como faço para validar as horas de atividades complementares de pesquisa e extensão?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/atividades-complementares-2/

Quantas horas de atividades complementares de pesquisa e extensão eu preciso fazer ao longo do curso?

Resposta: são 180h/a no total, sendo no mínimo 36h/a de atividades de pesquisa e 36h/a de atividades de extensão. As 108h/a restantes são opção do estudante: podendo ser distribuídas entre atividades de pesquisa e/ou extensão.

Posso validar atividades complementares com atividades ocorridas antes de eu entrar no curso?

Resposta: Não. Todas devem ter sido realizadas a partir do seu ingresso no curso.

Ultrapassei o prazo previsto no currículo para me formar, como faço para pedir prorrogação do prazo?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/prorrogacao-de-prazo-curso/

Em que casos é possível pedir quebra de pré-requisito?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/quebra-de-pre-requisitos/

Dá para fazer uma prova e validar uma disciplina do curso?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/aproveitamento-extraordinario-dos-estudos/

Quantas disciplinas optativas eu preciso fazer ao longo do curso?

Resposta: São 3 disciplinas de 4 créditos (72h/a cada) ou 6 disciplinas de 2 créditos (36h/a cada).

Perdi uma prova, como faço para solicitar uma prova de segunda chamada?

Resposta: Você deve no prazo de 72h (3 dias úteis) após a realização da prova solicitar um formulário no Departamento que oferta a disciplina da prova que você perdeu, preencher com os dados solicitados e justificativa da ausência na prova para que o Departamento proceda à análise do seu pedido.

Cursei a disciplina CAD7101, mas não cursei a disciplina CAD7102. Houve uma adaptação curricular e essas duas disciplinas deixaram de ser ofertadas. O que eu devo fazer?

Resposta: Você deve cursar a disciplina CAD7105 que veio a substituir CAD7101 e CAD7102. Como a disciplina CAD7105 possui 4 créditos e você já cursou a disciplina CAD7101, sobrarão 2 créditos que serão convertidos automaticamente como créditos de disciplinas optativas.

Observação: se você não cursou a disciplina CAD7105, mesmo que a disciplina CAD7102 apareça em seu controle curricular como optativa, ela será considerada como obrigatória, pois juntamente com CAD7101 servirá para validar a disciplina CAD7105! Então não conte com ela como optativa!

Cursei a disciplina CAD7217, mas não cursei a disciplina CAD7221. Houve uma adaptação curricular e essas duas disciplinas deixaram de ser ofertadas. O que eu devo fazer?

Resposta: Você deve cursar a disciplina CAD7222 que veio a substituir CAD7117 e CAD7121. Como a disciplina CAD7122 possui 4 créditos e você já cursou a disciplina CAD7117, sobrarão 2 créditos que serão convertidos automaticamente como créditos de disciplinas optativas.

Quero fazer intercâmbio. Quais são os requisitos para pleitear uma candidatura?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/intercambio/

Queria fazer mobilidade acadêmica, ou seja, realizar disciplinas em outras instituições federais brasileiras? Como eu faço?

Resposta: https://administracao.ufsc.br/mobilidade-academica/

Como eu faço para saber sobre as decisões que estão sendo tomadas em relação ao curso (alterações curriculares, análise de processos, etc.)?

Resposta: O colegiado do curso de Administração e o Núcleo Docente Estruturante do curso de Administração são os órgãos responsáveis por tais decisões. Clique nos links e você saberá quem são os membros de cada órgãos, bem como terá informações sobre as reuniões e atas das reuniões do colegiado e do NDE.

Quero fazer estágio. Como eu devo proceder?

Resposta: http://estagios.administracao.ufsc.br/

Quais as disciplinas contam com monitorias e qual o horário das mesmas.

Resposta: você deve se informar com os professores das disciplinas para saber se a mesma conta com monitoria. De qualquer forma, as monitorias ofertadas pelo Departamento de Ciências da Administração estão com seus horários e nome dos monitores disponíveis no link: https://administracao.ufsc.br/horarios-de-monitorias/

Qual o contato dos professores do curso?

Resposta: Você encontra o e-mail dos professores na página do curso no menu à direita indo em “corpo docente” conforme o turno. Onde constar at no endereço eletrônico leia-se @.

Com funciona a disciplina Laboratório de Gestão: Trabalho de Curso?

Resposta: http://tc.administracao.ufsc.br/