Novas informações

11/04/2020 22:22

A Direção do CSE divulgou a seguinte nota no dia de hoje, 11/04/2020:

“À Comunidade do CSE,
Na última quinta-feira, 09/04, participamos, juntamente com os demais diretores de centros, de uma reunião, por meio de vídeo conferência, com o reitor, secretário da SEPLAN, chefe do gabinete e o diretor geral do gabinete.
Inicialmente o reitor informou que de acordo com estudos científicos recebidos, o pico da pandemia do covid-19 no Brasil ocorrerá entre 25 de abril e 16 de maio.
Com efeito, entendemos que as atividades acadêmicas e administrativas na UFSC, que atualmente estão suspensas até 30 de abril serão prorrogadas.
Em relação ao calendário acadêmico, a reitoria informou que estão sendo elaborados pelo DAE cenários, considerando 30, 60 e 90 dias de suspensão das aulas.
Considerando que já existe previsão de suspensão das aulas por mais de 60 dias, penso que a alternativa mais viável será a última proposta de calendário, o que certamente repercutirá no calendário acadêmico de 2021.
Foi salientado que a retomada das atividades, quando ocorrer, deverá ser planejada considerando a preocupação com docentes, técnicos e estudantes em situação de risco.
Na referida reunião a reitoria orientou que durante a suspensão das aulas dos cursos presenciais não serão permitidas aulas a distância, assim como nenhuma forma de cobrança de conteúdo ou de atividades avaliativas. Contudo, as bancas de mestrado e de doutorado poderão ser realizadas virtualmente. Deverá ser viabilizada também, dentro do possível, a colação de grau em gabinete, adotando-se as providências recomendadas pelos profissionais da saúde.
Foi discutido ainda a possibilidade de colação de grau virtual. Quanto a essa modalidade, sugerimos, e foi acatada pela reitoria, que seja realizada consulta à procuradoria federal sobre a legalidade do ato.
Em relação a assistência estudantil, a reitoria abriu edital para uma ajuda emergencial de R$ 200,00 aos estudantes com cadastro na PRAE. Entre 15 e 17 de abril sairá novo edital para os estudantes que não se inscreveram nesse primeiro edital. Estão mantidos todos os pagamentos de auxílios estudantis e de bolsas (estágio, monitoria, probolsas, iniciação científica, iniciação à docência, mestrado e doutorado, entre outas).
Com o fechamento do RU os estudantes da moradia estudantil solicitaram a liberação de alimentos que estavam naquele restaurante, tendo sido atendidos pela PRAE. Foram então distribuídos alimentos perecíveis que se encontravam no RU à Moradia Estudantil e à Moradia Indígena. Os campi fora da sede também foram atendidos.
Em relação aos trabalhadores de portaria, vigilância e da área da saúde que estão em atividades, a reitoria está adotando as medidas para distribuição de equipamentos de segurança (máscara, luva, álcool gel). Foram mantidos os contratos com empresas terceirizadas para que não ocorra demissões desses profissionais.
A reunião ocorreu num clima de harmonia, tendo tais encaminhamentos contato com o apoio de todos os presentes.
Irineu Manoel de Souza – Diretor do CSE”

Seguiremos acompanhando e atualizando a todos e todas conforme tenhamos novas informações.

Cuidem-se e dos outros!