Egressa do curso de Administração apresenta trabalho no IX Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), resultado da disciplina de Administração de Projetos

09/03/2021 16:50

“A Maryane (Mary) Cristina de Souza, egressa do nosso curso, estará nesta quarta-feira às 9h00 apresentando no IX Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) o case de sucesso: “Projeto Social Sonhando Alto”, realizado em 2019.2 por um time de 16 estudantes da disciplina Administração de Projetos (8ª. Fase) ministrada pelo Prof. Marcos Bosquetti. O projeto social orientou 286 alunos do ensino médio da Escola Estadual Júlio da Costa Neves (na Costeira do Pirajubaé) sobre como se prepararem para o ingresso e permanência no curso superior. Infelizmente, devido a falta de incentivo e de informação, muitos daqueles jovens nem se permitiam sonhar em fazer uma faculdade. Porém, com a estratégia de captação de recursos que atraiu 11 empresas apoiadoras do projeto, o time de realizou: quatro eventos na escola com várias apresentações interativas, aplicação de testes vocacionais, oficinas de orientação de carreira, concurso de redação com prêmios (6 bolsas de estudo em cursinho vestibular e 4 bolsas de curso completo de inglês), captação e distribuição de 1.217 apostilas preparatórias para vestibular, produção e distribuição de 300 cartilhas sobre ingresso e permanência no curso superior e, como evento de encerramento, uma Feira de Profissões com stands montados por estudantes voluntários de 34 cursos da UFSC contendo informações dos 25 cursos de interesse do alunos do 2º. e 3ª. ano do ensino médio.

(Fotos: Equipe do Projeto Social Sonhando Alto)

Essas ações e a própria aproximação e convivência com os universitários despertaram o interesse daqueles jovens, que agora conhecem o caminho para ingressar na universidade e sabem como transformar o seu sonho numa realidade, que muitas vezes transformam a vida daqueles jovens e de suas famílias, rompendo o ciclo vicioso da desigualdade social. Com esta proposta integradora da disciplina, os estudantes aprendem gestão de projeto na prática e vivenciam o impacto positivo das suas iniciativas junto a comunidade, transformando o conhecimento adquirido no curso em resultados de impacto, gerando sentido para o aprendizado e despertando o interesse por projetos sociais. Parabéns a Mary e ao seu time pelo sucesso na realização deste projeto em prol da inclusão social !!!”

(Texto: Prof. Dr. Marcos Bosquetti)

Link para se inscrever no evento (gratuito): https://www.ufmg.br/cbeu/ouvinte/

A Coordenação do Curso de Administração parabeniza o professor Bosquetti pela orientação do projeto e à Maryane pelo esforço de elaboração e divulgação dos resultados do trabalho!