Posicionamento do Colegiado e do NDE do Curso de Administração

29/05/2020 10:02

Prezados estudantes,

Inicialmente desejo que na medida do possível estejam todos bem.

O motivo do meu contato é dar-lhes um retorno sobre o levantamento realizado com vocês por meio da aplicação de um formulário há duas semanas.

Pois bem, destaco que os resultados do formulário subsidiaram o colegiado e o Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso de Administração que encaminharam um posicionamento à Comissão Acadêmica do CSE. Esta Comissão por sua vez, reuniu informações sobre os demais cursos do CSE com o objetivo de encaminhar às instâncias superiores da UFSC para a tomada de decisão sobre o retorno das atividades de ensino.

É importante enfatizar isso, pois os cursos não possuem autonomia para simplesmente voltar ou não às atividades de ensino, cabendo à Administração Central da UFSC esta decisão.

Por fim, destaco aqui um trecho do documento que sintetiza o posicionamento do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso de Administração, conforme reunião realizada em 18/05/2020, sobre um possível retorno às atividades de ensino:

[…] tanto o colegiado quanto o NDE deliberaram como favoráveis a adoção do ensino remoto enquanto durar a pandemia, especialmente pela falta de previsão de retorno com segurança às atividades presenciais. O posicionamento favorável do colegiado e do NDE, no entanto, deu-se na medida em que esperam ver atendidos pela UFSC alguns requisitos levantados e discutidos durante a reunião, quais sejam:

– capacitação dos professores para ministrarem as aulas por meio remoto (métodos, técnicas e possibilidades de ensino não presencial);

– aproveitamento da estrutura dos cursos ofertados na modalidade a distância, especialmente aqueles em que os professores do curso já tenham maior afinidade por terem atuado neles (Administração e Administração Pública), incluindo a ampliação de vagas nas disciplinas já ofertadas a distância;

– inclusão de todos os estudantes de modo que todos tenham condições de optar por estudar ou não durante o período de pandemia sem prejuízo de prazos para integralização curricular;

– flexibilização dos prazos relacionados a trancamentos e cancelamentos de matrículas em disciplinas;

– atenção às disciplinas que envolvam cálculos como as ofertadas pelo INE, MTM, CCN, CNM, além das ofertadas pelo próprio CAD;

– consideração de que quaisquer alternativas remotas a serem adotadas tenham como norte a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Além desses requisitos ficou evidenciada nas discussões certa angústia quanto a falta de autonomia do curso para tomar decisões quanto à retomada das atividades de ensino sem um amparo institucional. Embora o colegiado e o NDE sejam favoráveis ao ensino remoto, essa retomada poderá ocorrer desde que a Administração Central estabeleça prazos e torne essa possibilidade institucionalizada, pois os cursos na UFSC, via de regra, dependem dos diferentes departamentos, onde os professores estão lotados para a ministração das disciplinas. Sendo os departamentos e cursos independentes entre si, imagina-se que somente com uma posição institucional essa retomada de forma não presencial se mostrará efetiva.

Em anexo consta o documento completo incluindo o resultado do levantamento realizado junto aos estudantes.

Despeço-me ressaltando que sempre que novas informações surgirem vocês serão todos comunicados por e-mail, redes sociais do curso e por meio do site do curso.

Lembro que por enquanto as aulas continuam suspensas embora devamos ter novos encaminhamentos nos próximos dias.

Cuidem-se e dos outros!

Prof. Raphael Schlickmann