Optativas Curso de Administração 2021/1

18/05/2021 20:27

A Coordenação do Curso de Administração informa as disciplinas optativas a serem ofertadas no semestre 2021/1:

CAD7817 SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO I – GESTÃO DE COOPERATIVAS

EMENTA: A organização cooperativa; Doutrina Cooperativa; Movimento Cooperativo; Administração e Economia Cooperativa; Sociedades Cooperativas; Teoria da Cooperação; Direito e Legislação Cooperativa; Organizações de Economia Solidária.

PROFESSOR: Dr. Luiz Salgado Klaes

HORÁRIO: 2ª feira, 08h20min

CAD7818 SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO II – ESTRUTURAS E PRÁTICAS PARA ALAVANCAR RESULTADOS

EMENTA: Gamificação; Metas; Pontuação; Feedback; Escolha; Campo de jogo; Atitudes de vencedores; A Arte da Guerra e as organizações; O Ócio Criativo; A Arte da Negociação; Estratégias de diferenciação; Trabalho que enriquece; Estruturas para alavancar os resultados.

PROFESSOR: DR. Mário de Souza Almeida

CARGA HORÁRIA: 36H/A

HORÁRIOS: 4ª feira, 08h20min (diurno) ou 2ª feira, 18h30min (Noturno)

CAD7806 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

EMENTA: Histórico da consciência ambiental. Desenvolvimento Sustentável. As organizações e o meio ambiente. Normas Ambientais. Sistema de Gestão ambiental. Auditoria ambiental. Certificação ambiental. Licenciamento ambiental. EIA/RIMA. Legislação ambiental.

PROFESSOR: DR. Arcângelo dos Santos Safanelli

CARGA HORÁRIA: 36H/A

HORÁRIO: 5ª feira, 08h20min (diurno)

EGC5019 AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

EMENTA: Introdução à Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Processo de ensino e aprendizagem em um AVA em diferentes contextos. Tecnologia em AVAs. Análise e prática didática com as ferramentas de um AVA. Avaliação de usabilidade em AVA. Novas tendências em e-learning e e-training corporativos e outras organizações. Análise, modelagem e desenvolvimento de protótipo de AVA.

PROFESSOR: DR. Márcio Vieira de Souza

CARGA HORÁRIA: 72H/A

HORÁRIO: 4ª feira, 14h20min (diurno)

EGC5020 REDES SOCIAIS VIRTUAIS

EMENTA: Definição de Redes sociais e suas influências culturais, organizacionais e tecnológicas. Tipologia de redes. Noções de comunidade de prática. Análise e avaliação de redes sociais virtuais e comunidades de prática. Estudos de caso e ou análise de recursos e ferramentas tecnológicas de análise de redes sociais (ARS).

PROFESSOR: Dr. Marcio Vieira de Souza

CARGA HORÁRIA: 72H/A

HORÁRIO: 5ª feira, 18h30min (noturno)

Observação: importante lembrar que para o curso de administração é admitido que o(a) estudante curse qualquer outra disciplina ofertada pelos cursos de graduação da UFSC e valide como optativa.