Disciplinas Optativas 2022/1

19/03/2022 10:11

Disciplinas ofertadas como optativas para o curso de Administração:

CAD7806 Sistema de Gestão Ambiental

Ementa: Histórico da consciência ambiental. Desenvolvimento Sustentável. As organizações e o meio ambiente. Normas Ambientais. Sistema de Gestão ambiental. Auditoria ambiental. Certificação ambiental. Licenciamento ambiental. EIA/RIMA. Legislação ambiental.

Horário: 5ª feira, 10h10

Prof. Arcângelo dos Santos Safanelli

CAD7817 Seminário em Administração I – Cooperativismo

Ementa: A organização cooperativa; Doutrina Cooperativa; Movimento Cooperativo; Administração e Economia Cooperativa; Sociedades Cooperativas; Teoria da Cooperação; Direito e Legislação Cooperativa; Organizações de Economia Solidária.

Horário: 2ª feira, 8h20

Prof. Luiz Salgado Klaes

EGC5019 Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Ementa: Introdução à Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Processo de ensino e aprendizagem em um AVA em diferentes contextos. Tecnologia em AVAs. Análise e prática didática com as ferramentas de um AVA. Avaliação de usabilidade em AVA. Novas tendências em e-learning e e-training corporativos e outras organizações. Análise, modelagem e desenvolvimento de protótipo de AVA.

Horário: 4ª feira, 14h20/Sáb (extraclasse)

Prof. Marcio Vieira de Souza

EGC5020 Redes Sociais e Virtuais

Ementa: Definição de Redes sociais e suas influências culturais, organizacionais e tecnológicas. Tipologia de redes. Noções de comunidade de prática. Análise e avaliação de redes sociais virtuais e comunidades de prática. Estudos de caso e ou análise de recursos e ferramentas tecnológicas de análise de redes sociais (ARS).

Horário: 5ª feira, 18h30/ Sáb (extraclasse)

Prof. Marcio Vieira de Souza

Disciplinas ofertadas para outros cursos e que podem ser validadas como optativas no curso de Administração, a depender da existência de vagas:

DIR5925 Direito Econômico

Ementa: Conceito e princípios do Direito Econômico. Princípios constitucionais. Legislação nacional referente ao tema. Livre

mercado e intervenção Estatal na economia. Agências regulatórias. CADE e Direito de Concorrência.

Horário: 5ª feira, 10h10 (turma diurno) ou 5ª feira, 18h30 (turma noturno)

Prof. Everton Das Neves Gonçalves

DIR7105 Direito Econômico

Horário: 5ª feira, 08h20 (turma diurno) ou 5ª feira, 20h20 (turma noturno)

Prof. Everton Das Neves Gonçalves

EGC5017 Comércio Eletrônico

Ementa: Modelos de Comércio Eletrônico; Comércio Eletrônico e o Ambiente Empresarial; Aspectos de Comércio Eletrônico; Linguagens e Ambientes apropriados; Estrutura de Análise de Comércio Eletrônico; Situação Atual e Tendências.

Horário: 2ª feira, 20h20/4ª feira, 20h20

Prof. Alexandre Augusto Biz

EGC5027 Criatividade e Inovação

Ementa: Conceitos; Teorias da Criatividade; características das pessoas criativas; o processo criativo na abordagem cognitivista; bloqueios e desbloqueadores da Criatividade; técnicas e exercícios de estímulo à Criatividade; a Criatividade voltada a Inovação.

Horário: 3ªfeira, 14h20 (4 aulas)

Professoras: Patricia de Sá Freire e Gertrudes Aparecida Dandolini

EGC5028 Habitats de Inovação

Ementa: Sociedade do conhecimento. Dado, informação e conhecimento. Modelo de 5 fases de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi. Economia do conhecimento. Organizações do conhecimento. Trabalhadores do conhecimento. Métodos e técnicas de gestão do conhecimento. Capital intelectual. Desperdício de conhecimento. Aprendizagem organizacional. Aplicação de GC e suas ferramentas. Estudos de caso.

Horário: 6ªfeira, 08h20 (4 aulas) – Diurno ou 5ªfeira, 18h30 (4 aulas) – Noturno

Professores: Clarissa Stefani Teixeira (Diurno) e Marcelo Macedo (Noturno)

EGC5029 Gestão da Sustentabilidade

Ementa: Relação Sociedade e Meio ambiente; Desenvolvimento Sustentável – conceitos e implicações para a sociedade e organizações; Dimensões da Sustentabilidade: Econômica, Social, Ambiental e Institucional; Gestão e Sustentabilidade; Elementos de Política Ambiental; Instrumentos de Regulação e Controle x Instrumentos Econômicos; Princípios da Economia Ecológica; Contabilidade Ambiental; Gestão Ambiental; Sistemas de Informação para a Sustentabilidade e Indicadores.

Horário: 4ªfeira, 10h10 (Diurno) ou 4ªfeira, 18h30 (Noturno)

Professor: Hans Michael Van Bellen

EGC5263 Finanças Pessoais

Ementa: Planejamento financeiro; processo de planejamento financeiro pessoal, objetivos, necessidades e prioridades do aluno; nível de tolerância ao risco; dívida pública, títulos públicos e o Tesouro Direto; mercado de renda variável; planejamento de aposentadoria, INSS, previdência complementar – PGBL e VGBL, cálculo do valor necessário para aposentadoria, acumulação e fruição do pecúlio; coleta de dados; desenvolvimento e apresentação de um plano financeiro.

Horário: 3ªfeira, 18h30 (4 aulas) – Noturno) ou 4ªfeira, 08h20 (4 aulas) – Diurno ou 2ªfeira, 13h30 e 3ªfeira 16h20 (Diurno)

Professores: Alexandre Augusto Biz e Jurandir Sell Macedo Junior

Além dessas, lembramos que as optativas podem ser escolhidas pelo(a) estudante do curso dentre quaisquer disciplinas ofertadas pela UFSC. Pesquise no “Cadastro de Turmas do CAGR”

Dúvidas? administracao@contato.ufsc.br